Essa iniciativa tem o intuito de facilitar um espaço para socialização de ideias sobre metodologias educativas na sala de aula. Formulamos esse ciclo de palestras para que possamos integrar ideias e experiências, de forma colaborativa, para compreendermos de que forma os jogos colaborativos podem ser utilizados pelos atores envolvidos no processo formativo, visando a facilitação de um ambiente criativo, focado em uma cultura de paz, alcançada por meio do diálogo; orientado pelo princípio da inclusão, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia, da horizontalidade e do bem comum.
OBJETIVO DO PROJETO
• Apresentar aos participantes deste ciclo de palestras, propostas metodológicas de cunho horizontal para novas e criativas experimentações em sala de aula.
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS DO PROJETO
• Reafirmar a ligação entre as atitudes cooperativas/colaborativas e a formação de uma cultura de paz nas escolas;
• Apresentar exemplos e ações que firmam, no compromisso metodológico, práticas capazes de suscitar a curiosidade e a criatividade dos participantes;
• Reconhecer, por meio de pesquisa qualiquantitativa, a representação social que cada ator envolvido tem da necessidade de novas e instigantes metodologias educativas;
• Apresentar newsgames sociais como opção a jogos de entretenimento, com ênfase na formação lúdica dos participantes.
METODOLOGIA
O tema será apresentado de forma expositiva, através de slides e apresentação oral, onde serão elencadas questões e formulações teóricas/práticas sobre o uso de jogos colaborativos. Para organizar as ideias, melhorando a compreensão do projeto, segue um quadro de apresentação:
QUADRO DE APRESENTAÇÃO
Tempo pedagógico | Ideia central | Tema abordado |
5 minutos | O que são metodologias educativas? | Apresentar conceito de metodologias educativas, tecnologias educacionais, tecnologias sociais voltadas a educação, metodologias integrativas, JIPE e dinâmicas de sala de aula. |
5 minutos | O que são jogos? | Apresentar as principais pesquisas sobre jogos, seus resultados e impactos sociais fazendo uma ligação com a educação. |
10 minutos | O que são jogos colaborativos? Por que utiliza-los? | Apresentar os principais conceitos ligados aos jogos colaborativos, alguns autores e os principais pontos positivos e negativos apontados pelos pesquisadores do campo de estudos. |
15 minutos | Mas onde essas metodologias funcionam? Quais os resultados? | Apresentar resultados relevantes de pesquisa ação, apresentação de jogos e relatos de caso em ações educativas relacionadas ao tema com foco no nordeste brasileiro. |
5 minutos | E esses newsgames sociais, como podem ser utilizados? | Apresentar experiências com newsgames sociais do CAPES e do Banco Mundial. Jogos como democracia participativa. |
5 minutos | Como criar ou adquirir esses jogos? | Apresentar dicas sobre criação de jogos colaborativos e aquisição de material especializado. |
5 minutos | Mais alguma coisa? | Considerações finais. |
Tempo pedagógico previsto: 50 minutos.
Tempo pedagógico estimado: 80 minutos.
Perfil do palestrante: Jeferson Antunes, Coordenador e Bolsista do Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos, licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri e estudante de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri. Responsável pelo grupo de estudos em jogos colaborativos do LIJC, já realizou palestras sobre o tema em encontros lúdicos nas cidades de Campina Grande – PB e Fortaleza – CE, foi palestrante convidado na Bienal Internacional do Livro – CE em 2014 e já realizou oficinas de formação lúdica em jogos para professores e estudantes nas escolas públicas de Juazeiro do Norte – CE.
O quadro acima apenas ilustra o conteúdo das discussões, os participantes podem e devem discutir e propor temas, apresentar e contextualizar suas experiências e estudos para uma construção colaborativa das ideias. Apontamos o horário noturno para a realização deste ciclo por questões de comodidade ao público. Ao final dos trabalhos os participantes receberão um certificado de participação expedido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFCA e pela coordenação do Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos.
CONCLUSÃO
Esta atividade, proposta pelo LIJC da UFCA, é uma ação que visa apresentar a comunidade resultados de estudos e novas tendências metodológicas na educação, através de uma ação de extensão, possibilitando a discussão de um tema pertinente e inovador aproximando a comunidade da universidade.
Partido do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, esse ciclo de palestras e debates em metodologias educacionais com foco nos jogos colaborativos, tem a possibilidade, além de apresentar resultados a comunidade, fortalecer os vínculos através da participação, redescobrir experiências e possibilitar vivências únicas com os participantes.
O papel dos diversos colaboradores e de outros projetos e atividades da UFCA, URCA e de outras instituições, assume fundamental importância na formação e articulação dos objetivos, deste modo, formar uma rede que articule as informações sobre o tema, para que assim, possamos dialogar de forma colaborativa, também é um compromisso que este projeto assume. A partir destes pontos, poderemos apresentar a comunidade acadêmica importante feedback desta ação visando repensar e assumir novas estratégias em futuras atividades.