Curso de formação: Laboratório de experimentação em softwares de apoio à pesquisa cientifica e estratégias metacognitivas

O Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos, por meio do seu Grupo de Estudos, realiza uma série de cursos de formação voltadas a difusão da ciência e tecnologia entre os participantes dos diversos projetos de extensão da Universidade Federal do Cariri.

Neste minicurso os participantes serão apresentados a softwares que ajudam a organizar seu aprendizado, de forma a monitorar esses processos, com foco na produção cientifica. Todos os softwares apresentados são de uso gratuito ou softwares livres, sua utilização, os limites e as possibilidades de uso são explorados; reunindo conhecimentos técnicos e científicos para uma melhor experimentação.

Objetivo principal: Apresentar de forma ativa softwares para o desenvolvimento da aprendizagem e da pesquisa cientifica.

Objetivos secundários: Compreender noções de informática; fomentar a colaboração; desenvolver possibilidades de aprendizado; fomentar a autonomia.

MOMENTOS DO CURSO DE FORMAÇÃO

Formatar um espaço em que os participantes possam utilizar de suas habilidades e competências para a troca de experiências e conhecimentos técnicos, em vistas a desenvolver a capacidade de aprendizado, de forma autônoma, por meio do uso de softwares que lhes auxiliem na pesquisa cientifica é a expectativa de toda a equipe do LIJC quanto a esta atividade.

Proporcionar atividades lúdicas na forma de metodologias educativas, de cunho interdisciplinar, valorizando os saberes e a participação voluntária é a premissa desse projeto.Este surge ao constatarmos à necessidade de incitar, exercitar e divulgar a proposta como uma ação (re)educativa, capaz de transformar nosso condicionamento competitivo em alternativas cooperativas para conviver em grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php