Edital: Seleção de bolsistas remunerados 2016.1

O Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos é uma ação de extensão da Universidade Federal do Cariri, aprovada nos termos do edital 07/2015 PROEX. Este surge ao constatarmos à necessidade de incitar, exercitar e divulgar a proposta como uma ação (re)educativa, capaz de transformar nosso condicionamento competitivo em alternativas cooperativas para conviver em grupo.

Para este ano buscamos a colaboração de bolsistas, que devem ser estudantes da instituição, regularmente matriculados e cursando, ao menos, o número mínimo de disciplinas. O valor da bolsa é de R$400,00, referenciados ao mês de início até dezembro de 2016. Para essa seleção teremos a oferta total de 03 bolsas remuneradas.

Buscamos candidatos que sejam capazes de desenvolver autonomia, comunicação e cooperação, fomentando as ações propostas pelo programa, bem como, tenham alguma ligação com o campo da pesquisa. Estes deveram atuar nos seguintes projetos dentro do programa:

• Laboratório Criativo de Jogos Cooperativos: Espaço criativo para produção de jogos cooperativos utilizados como métodos educativos, através da interação lúdica significativa por meio dos temas a serem abordados pelos atores que fazem a educação.
  • Macro jogos culturais: Pretendemos utilizar dos macro jogos étnicos associados a história-cultural para apresentar a cultura dos diversos povos e seus significados. Estes facilitam ações interdisciplinares por utilizar e interligar aspectos matemáticos, estratégicos, da lógica e tantos outros (presentes nesses jogos); com a história-cultural, o aprender fazendo, a autonomia, a diversidade e vários outros temas e conceitos.
  • Ciclo de Palestras sobre Jogos Cooperativos: Apresentar, por meio de palestras, minicursos e oficinas as possibilidades práticas de utilização dos jogos cooperativos como ferramenta educativa que valoriza a interação entre os atores que fazem a educação.

Desta forma, ao se inscrever para tomar parte do programa, cabe ao candidato preencher formulário com os seguintes dados: a) Nome Completo, b) Endereço de e-mail, c) Telefone de contato, d) Curso de graduação, e) Número de Matrícula, f) Semestre que está cursando, g) Link do currículo lattes atualizado, h) Texto de até 1000 caracteres sobre sua intenção ao tomar parte do programa, i) Resumo de ações de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão que já tenha tomado parte na IES, j) Melhor horário para entrevista e k) melhor dia para entrevista.

Estes dados estão todos disponíveis em um formulário online que pode ser acessado no link https://goo.gl/y7UIPU e devem ser preenchidos até 15 de março de 2016 às 16:00:00 sob pena de invalidação da inscrição.

Segue o cronograma para esta seleção:

Publicação do edital de seleção 07/03/2016
Abertura das Inscrições 07/03/2016
Encerramento das Inscrições 15/03/2016 até 16:00:00 horas
Publicação dos horários e locais das entrevistas 15/03/2016
Entrevistas 16/03/2016 até 17/03/2016
Resultado das aprovações 17/03/2016
Entrega dos documentos dos aprovados Até dia 18/03/2016 até 14:00:00 horas

Ficam, portanto, estabelecidas as datas e os horários para a seleção e todos os seus processos, não sendo aceito qualquer atraso em qualquer das fases, sob pena de eliminação do candidato.

A entrevista será realizada no Campus de Juazeiro do Norte, sede da Universidade Federal do Cariri, em horários e locais a serem divulgados, tendo duração prevista de 10 a 15 minutos. O candidato será convidado a expor ideias e discutir temas de forma sucinta, sendo avaliado nesse, interim, competências baseadas na comunicação verbal, capacidade de articulação de ideias e resolução de problemas.

Para a avaliação geral serão levadas em conta os dados de preenchimento do formulário de inscrição, bem como, a avaliação da entrevista. Os resultados serão divulgados na data apresentada e os selecionados devem entregar a seguinte documentação até as 14:00 horas do dia 18 de março de 2016. Lista de documentação exigida: Cópia da identidade e do CPF, Histórico escolar atualizado e algum comprovante de conta corrente ativa, do banco do Brasil, em nome do estudante.

Na ocasião será assinado também o formulário de cadastro de bolsista – 2016 e o termo de compromisso do bolsista de extensão; ambos, documentos indispensáveis para o ingresso no programa. Os documentos devem ser entregues de forma presencial, no Campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri.

Jânio do Nascimento Lima
Coordenador Geral do LIJC

Jeferson Antunes
Coordenador de Ações do LIJC

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Proporcionar atividades lúdicas na forma de metodologias educativas, de cunho interdisciplinar, valorizando os saberes e a participação voluntária é a premissa desse projeto.Este surge ao constatarmos à necessidade de incitar, exercitar e divulgar a proposta como uma ação (re)educativa, capaz de transformar nosso condicionamento competitivo em alternativas cooperativas para conviver em grupo.