Submissão para capítulo de livro

O Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos (LIJC), programa de extensão da Universidade Federal do Cariri, apresenta, por meio deste edital, a abertura de chamada para participação da publicação do livro “Práticas Inovadoras em Educação”. Nossa proposta é criar uma coletânea das experiências realizadas entre 2015 e 2017, ao qual professores, estudantes e pesquisadores possam divulgar práticas educacionais inovadoras.

Nosso objetivo com este livro é incitar e divulgar práticas inovadoras que contribuem de forma ativa para a educação. Desta forma, este edital abre espaço para que experiências na área da educação, em todos os níveis e modalidades, que possam contribuir para o cenário da difusão das práticas metodológicas em educação.

Para participar o proponente deve enviar um relato da prática educativa em que apresente o local onde está ocorreu, bem como, apresente ao leitor dados suficientes para que este possa replicar, em seu devido contexto e com as devidas alterações, a prática apresentada. A característica básica deste livro é o compartilhamento de experiências.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Professores, estudantes de graduação e educadores podem participar da composição deste livro enviando até 02 (dois) relatos de suas experiências como autor principal e sendo co-autor de até 02 (dois) relatos de experiência (um total de quatro possibilidades). Estes serão avaliados por uma banca e caso cumpram os pré-requisitos para a participação, publicados como um capítulo de livro digital.

COMO E QUANDO SERÁ FEITA A PUBLICAÇÃO DESTE LIVRO?

Este livro será publicado em formato digital, a partir de licença de distribuição CREATIVE COMMONS, com ISBN e registro na Biblioteca Nacional. Cada proponente será autor do (os) capítulo (os) submetido (os), recebendo uma declaração assim que for aprovado para apresentação. Somente serão aprovadas para a versão final do livro aqueles que apresentarem, no formato banner, sua proposta durante o Encontro de Práticas Inovadoras em Educação, que ocorre entre os dias 04 e 06 de outubro de 2017. Os autores são responsáveis legais e legítimos de suas submissões, sendo atribuído a eles qualquer ônus legal. Para mais informações quanto a datas de submissão, avaliação, aprovação e publicação, ver cronograma.

FORMATO PARA ENVIO DE PROPOSTA

Para o envio das propostas as seguintes diretrizes devem ser satisfeitas:

Título: Times New Romam 14, Negrito, centralizado, todo em caixa alta e espaço entre linhas 1,0.

Autores: Times new Romam 12, alinhado à direita e espaço entre linhas 1,0. O nome do autor e do (os) co-autor (es) deve (em) estar em negrito, utilizando notas de rodapé ligadas ao nome de cada autor, um deve constar seu e-mail. A proposta pode conter até cinco autores, sendo um autor principal e os demais co-autores. Cada autor pode enviar até 2 propostas, podendo ser, também, co-autor em até duas outras propostas.

Resumo: Times new Romam 12, alinhamento Justificado, espaço entre linhas 1,0, entre 150 e 250 palavras. Apresentar brevemente o relato de sua experiência. Aqui os autores devem indicar a instituição de ensino ao qual a experiência foi realizada; apresentar um breve resumo de como a experiência foi realizada, os materiais utilizados, a forma de participação dos envolvidos, e os resultados obtidos na experiência. Escreva somente as informações pertinentes, sendo breve, pense neste resumo como uma apresentação de sua ação para um outro colega.

Palavras-chave: Na linha seguinte ao resumo, fonte Times new Romam 12, alinhamento Justificado, espaço entre linhas 1,0. Use apenas palavras-chave, separadas por virgula, como por exemplo: Educação no Campo, Justiça social, Direitos humanos.

Sessões: As sessões são Introdução, Relato de experiência, conclusão e bibliografia (opcional) devem ter alinhamento justificado, fonte Times new Romam 12, em negrito, espaço entre linhas 1,5.

Introdução: Fonte Times new Romam 12, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1,5, parágrafo padrão. Inicie apresentando sua instituição de ensino, as disciplinas ou matérias envolvidas no experimento, quem são os participantes, como surgiu a sua ideia e deixe claro qual o objetivo que o autor pretende alcançar com essa atividade. Você pode procurar, nesta parte do texto, justificar o porquê da atividade, o que é bem importante; bem como, tratar um pouco mais do contexto da sua instituição de ensino.

Relato de experiência: Fonte Times new Romam 12, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1,5, parágrafo padrão. Nesta sessão o autor irá relatar, detalhadamente, todos os pontos necessários para que o leitor compreenda como se deu a experiência educacional, apresentando a atividade, a metodologia empregada durante a experiência, como foram as interações. Desejamos saber também sobre os limites e possibilidades desta ação pedagógica. Nessa sessão devem ser acrescidas fotografias da ação, no mínimo duas, no máximo três, com alinhamento centralizado, legenda abaixo da figura (Fonte Times new Romam 10, alinhamento centralizado, em itálico).

Conclusão: Fonte Times new Romam 12, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1,5, parágrafo padrão. Por fim, apresente os resultados obtidos com sua atividade e nos diga como esta atividade pode ser replicada em outros espaços de ensino.

Bibliografia: Caso o autor faça alguma citação, este deve optar por utilizar a sessão de bibliografia. Todos os dados devem estar de acordo com a ABNT 6023.

Quantidade de páginas: Este relato de experiência deve ter entre 5 e 7 páginas totais.

ENVIO DO ARQUIVO

Para enviar o arquivo, deve-se utilizar exclusivamente o modelo fornecido pela equipe do Encontro de Práticas Educativas em Educação, que pode ser encontrado na mesma página deste edital. O arquivo deve ser nomeado com as quatro primeiras palavras do título, e enviado, dentro do período de submissão para o e-mail lijc.proex@ufca.edu.br, no título do e-mail deve conter “EPIEE” e as quatro primeiras palavras do título do artigo, apenas o autor principal deve submeter a proposta. Em caso de múltiplas submissões do mesmo trabalho, pelo mesmo autor, apenas a última será considerada. As propostas só serão aceitas até as 11:59:59 do dia 20/08/2016, exclusivamente através deste e-mail.

COMO SERÁ DADA A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A avaliação será realizada por profissionais da educação superior, membros do LIJC, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – UFCA, Programa de Pós-Graduação em Educação – URCA e da PROEX/UFCA. Os avaliadores não poderão, sob qualquer hipótese, submeter para esta chamada. Estes avaliaram os seguintes pontos: Clareza e coesão, ortografia e gramática, estar de acordo com as diretrizes, apresentar todas as características requeridas para as sessões Introdução, Relato de experiência, Conclusão e se necessário Bibliografia; manter conduta ética, profissional e humana no experimento.

CRONOGRAMA

Abaixo segue o pretenso cronograma das atividades:

Abertura do edital                              20/07/2017
Início das submissões                       20/07/2017
Encerramento das submissões        24/08/2017 (PRAZO AMPLIADO)
Período de avaliação                          21/08/2017 até 20/09/2017
Publicação do resultado                     até 21/09/2017
Envio da carta de aceite                     até 22/09/2017
Relação das apresentações                 até 29/09/2017
Encontro de Práticas Inovadoras   04/10/2017 até 06/10/2017
em Educação
Envio do certificado                          até 10/10/2017
de apresentação no evento
Publicação da edição digital              05/01/2018

Na possibilidade de mudança das datas os autores serão informados.

DEMAIS INFORMAÇÕES

Para a submissão deste relato de experiência, relembramos, que os participantes só serão aprovados integralmente para a publicação no formato livro digital, caso apresentem sua publicação, no formato banner, durante o Encontro de Práticas Inovadoras em Educação. Para saber mais sobre o formato da apresentação, as regras e demais informações, consulte o edital de apresentação de trabalhos.

Uma vez aprovado o relato de experiência para apresentação, será divulgado no dia 29/09/2017, local, data e horário de sua apresentação. Para as apresentações aprovadas será cobrado, como pré-requisito da apresentação, uma taxa de R$20,00, que deve ser paga apenas pelo autor principal do relato de experiência, uma vez para cada trabalho aprovado, de forma presencial, durante o credenciamento do Encontro de Práticas Inovadoras em Educação. Essa taxa tem por finalidade arcar com os custos de diagramação, edição, licenciamento junto a biblioteca nacional e publicação do livro em meio digital, não podendo ser requisitado, a qualquer momento, seu reembolso.

Para sanar demais dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail lijc.proex@ufca.edu.br. Desde já agradecemos aos participantes, um forte abraço.

Para mais informações acesse o edital clicando aqui.

Para acessar o modelo de Relato de Experiência clique aqui.

Para mais informações sobre apresentação do Relato de Experiência clique aqui.

ORGANIZAÇÃO-APOIO

css.php